Uma conversa sobre a Impermanência

Entenda o conceito da Impermanência em nossas vidas neste texto disponibilizado aos alunos do Ganesha Espaço Terapêutico antes de uma prática de Meditação em Grupo.

Por que a impermanência tem tanto a nos ensinar? Como a compreensão de um conceito pode, de fato, mudar nossa vida? Antes de responder a essas perguntas, te faço um convite: revisite os últimos 10 anos da sua vida. Tente lembrar quem era você 10 anos atrás. Quais eram os seus sonhos? Quais eram as pessoas que estavam presentes no seu dia a dia? Como era o seu trabalho? Como você acreditava que seria o seu futuro? Ele realmente é assim hoje? E a sua postura diante de determinadas situações?

Certamente, pelo menos um dos aspectos citados acima mudou e, muito provavelmente,hoje você pode se definir como uma pessoa muito diferente daquela de uma década atrás. Se a vida muda tanto em tão pouco tempo, como podemos nos prender à ideia ilusória de que que qualquer situação, boa ou ruim, é fixa? Por qual motivo perdemos tanto tempo afixados a uma briga que aconteceu, a alguma pessoa que nos magoou, ao ser amado que partiu e a tantos outros microacontecimentos que passam como as nuvens no céu?

O céu, por sinal, é um grande exemplo. Ele é uma metáfora perfeita para definir a postura ideal que devemos ter diante da vida. O céu é palco de diversos acontecimentos: ora está chovendo, ora está sol, ora nuvens passam e vez por outra um tornado pode acontecer e dar lugar a aves coloridas que sobrevoam toda a sua extensão. Apesar de tantos eventos, o céu, inegavelmente, ainda permanece céu. Portanto, na nossa vida, devemos perceber que somos como o céu, que apenas observa os acontecimentos com a calma e se abre novamente para dias cheios de luz.

Hoje, meu convite é para que você perceba o potencial infinito da vida e que, para isso, jogue fora o Eu que acredita estar preso a uma determinada situação. Sempre que for meditar, veja no seu corpo a oportunidade de contemplar todo o conteúdo da sua mente.

Quando for se sentar em meditação, perceberá que muitos pensamentos invadirão a sua mente e tentarão — como acontece no seu dia a dia, com todos os obstáculos que passa – roubar a sua paz. Nesse momento, lembre-se que você é o céu e apenas contemple o que a sua mente tem a dizer, sem se apegar a nenhum pensamento. Imagine que você é um alpinista, que observa a vida passar de cima de uma montanha, sem se identificar com qualquer acontecimento lá em baixo.

Isso é a impermanência e a capacidade de reconhecê-la é o primeiro passo para despertar do sonho que viemos sonhando há tanto tempo. A vida está acontecendo e muitas vezes nos prendemos ao passado ou ao futuro, sem prestigiar a magia do momento presente que nunca mais será

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONHEÇA nossa estrutura

Nosso ambiente é preparado a cada detalhe para proporcionar a você uma experiência agradável, segura, leve e acolhedora. Venha nos visitar!

   
GANESHA METAMORFOSE ESPAÇO TERAPÊUTICO
R: Dona Rosa de Gusmão, 135 - Jd. Guanabara, Campinas/SP CEP:13073-141
Entre em contato
(19) 2515-6500